miércoles, 26 de junio de 2013

del blog de artemio lopez

brasil: el lorenzetti de color (negro) ya ve "una grave crisis de representación"
Como analizamos en Ramble, luego de haber sido instalado como el winner en términos de Opinión Pública por Datafolha, hoy O Globo lleva a sua tapinha a este guapo magistrado que ven abajo, quien sale con los tacos de punta contra la buenza de Dilma que sigue con muy baja inflación y aún menos carisma el derrotero de la crisis

 

Joaquim Barbosa defende voto distrital e vê 'grave crise' de representação

  • Para presidente do STF, a população deveria poder revogar o mandato de parlamentares


Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, fala com a imprensa
Foto: Givaldo Barbosa / Agência O GloboBRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, defendeu o voto distrital e o “recall” para políticos nesta terça-feira. A proposta é que os eleitores fiscalizem os atos dos eleitos para ocupar cargos públicos. Caso as autoridades não estejam fazendo jus aos mandatos, a sociedade teria o direito de expulsar o político do cargo e eleger novo ocupante. O ministro deu a declaração em entrevista concedida após reunião com a presidente Dilma Rousseff, a quem sugeriu propostas para resolver o que chama de “crise grave de representação política” no país. Embora não tenha exposto o “recall” à presidente, ele aproveitou a ocasião para criticar os partidos políticos brasileiros.

- Não falei para a presidente, mas sou inteiramente favorável, acho que seria medida adequada à nossa realidade, adotar a possibilidade do recall. O que é o recall? A pessoa é eleita, claramente identificada como eleita, havendo a possibilidade de o mandato ser revogado por quem a elegeu, ou seja, os próprios eleitores. Medida como essa tem o efeito muito claro de criar uma identificação entre o eleito e eleitorado, impor ao eleito responsabilidade para com quem o elegeu. (Isso) falta ao sistema político brasileiro, especialmente na representação dos órgãos legislativos - afirmou.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/joaquim-barbosa-defende-voto-distrital-ve-grave-crise-de-representacao-8810892#ixzz2XKHkBCbh
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada